Espécies conferem um upgrade imediato no décor
POR CASAVOGUE – LÍGIA NOGUEIRA | FOTOS SELVVVA/DIVULGAÇÃO
Do banheiro aos dormitórios, quem é adepto do conceito de floresta urbana sabe que as plantas têm o poder de deixar qualquer espaço mais acolhedor. Uma maneira contemporânea de aderir à tendência da urban jungle é escolher árvores e outras espécies de grande porte para ter dentro de casa. “Qualquer lugar fica mais aconchegante com elas”, ressaltam Denise Yui e Julia Rettmann, da loja Selvvva, de São Paulo. As arquitetas nos ajudaram a listar sete espécies grandes que vão bem em ambientes internos e, de quebra, dão um upgrade imediato no décor.
Licuala
Também conhecida como palmeira-leque, essa espécie chega a três metros de altura e precisa de meia-sombra ou sol pleno para se desenvolver. Suas folhas triangulares acrescentam um toque singular ao ambiente, que deve ser bem iluminado para acolhê-la da melhor maneira.
Palmeira ráfia
Também conhecida como rápis ou ráfis, esta palmeira precisa de luz difusa ou meia-sombra para se desenvolver. Curiosidade: os japoneses foram os primeiros a utilizá-la como planta ornamental, coletando exemplares na China para adornar o Palácio Imperial.
Cheflera
Fácil de cuidar, esta árvore ornamental fica muito bem em florestas urbanas tropicais ou modernas. Ela pode ser cultivada a pleno sol ou a meia-sombra, em vasos com solo rico em matéria orgânica.
Palmeira
A palmeira camedórea ou palmeira-bambu (Chamaedorea microspadix) é bastante usada em projetos de interiores por sua fácil adaptação aos ambientes com luz difusa, sombra e meia-sombra.
Jiboia
Boa pedida para decorar ambientes internos, a jiboia geralmente é usada como planta pendente, mas pode ser cultivada como trepadeira em locais com meia-sombra. Gosta de regas frequentes.
Filodendro
Plante o filodendro em um vaso com substrato rico em matéria orgânica e regue com frequência para que a planta cresça rápido e tenha uma folhagem sempre bonita. A espécie, inclusive, acrescenta textura e volume à decoração.
Filodendro ondulado
Suas folhas em tom de verde escuro trazem ares dramáticos à decoração. Para cultivar a espécie, escolha um local com meia-sombra e plante em um vaso com substrato rico em matéria orgânica. Não se esqueça de regá-la regularmente.
Ama plantas, tem muitas e precisa de uma casa com quintal maior para todas elas?
Preparamos uma seleção de casas de condomínio com quintal na zona sul de São Paulo que vai surpreender você.